Pular para o conteúdo principal

A Dama das Camélias- Resenha-









Cacilda - A Dama das Camélias 1951



Tema da peça:

A interferências que as questões sociais causam na vida pessoal de uma cortesã.

Universo da peça:
França, Paris. Na época em o livro foi escrito ( 1896) século XIX. História acontece na casa de Margarida, numa casa de campo e na casa de Olímpia. Em suma, é um universo de muitas reuniões ( bourdoins ) com cortesãs e3 homens de posse.
Ação principal:
A trama começa de fato quando Margarida decide apostar no amor com  Armando, que aconteceu, quando Prudencia a informa que Armando esteve sempre acompanhado a sua situação doente e este assume seu amor, convencendo-a de sua veracidade.
Ações secundárias:
-1 ato: Duvida (Margarida)
Ao passar mal e excluir-se dos outros ela se depara com a atenção especial de Armando, ela esta duvidando de seu amor.
-2 ato: desconfiar (Armando)
Armando sente ciúmes de Margarida, ele sem saber, que Margarida  esta organizando as coisas para os dois ficarem em uma casa no campo, ele como uma herói romântico exemplar descobri que ela ñ estava se encontrado com outro mas que estava pensando neles, ele se arrepende.
-3 ato: Renunciar (Margarida)
Margaria renuncia  seus luxos e sua vida e esta para viver com Armando a três meses, ao saber das renuncias de sua amada este, tenta conseguir dinheiro para ela, seu pai ficando sabendo disso pensa que Margarida é uma pilantra, então o pai vai de encontro de Margarida e quer conversar com ela sobre o futuro de sua filha que vai se casar e seu filho pedindo a ela que renuncie o amor dela para proteger seu amado. Margarida escreve uma carta renunciando seu amor em nome da moral e integridade.
-4 ato: Vingar (Armando)
Sentindo-se injustiçado, no reencontro dos amantes Armando quer um duelo com Varville incitando o desgaste e falecimento de Margarida.

-5 ato: Revelar (Armando)
Armando recebe uma carta de seu pai com remorsos esclarecendo que vai ao encontro de sua amada desculpa-se, ele e ela relevam seu ampr e com isso fazendo com que a frágil Margarida faleça nos braços de Armando seu único amor.

Conflito central
Margarida X  Duval
(Amor)              (valores sociais tabus)
Conflitos secundários
1 ato Margarida X Armando
(Duvida)                      (Verdade)
2 ato Margarida X Margarida
(Com  Armando)        (sem Aramando)
(Amor)                               (Integridade)
4 ato Armando X Varville
           (Perda)      ( Duelo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC sobe o título: A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance

O caminho deste dia especial, as pessoas que passavam por mim na rua estavam diferentes, mas na verdade quem estava diferente era eu. Estava passando por uma etapa tão importante da minha vida, a entrega do meu tcc. Fui atravessada por várias sensações quando estava imprimindo meu trabalho de conclusão de curso, esse dia teve um sabor especial de nervosismo. Entreguei meu TCC no dia 03 de julho e toda uma gama de experiências vivenciadas na faculdade por mim e compartilhada aos meus colegas tanto de aula quanto de projetos passaram pelo meu corpo. Minha pesquisa só foi possível por eu estar com pessoas que me deram força, sem elas eu não teria realizado da mesa forma. Título do trabalho: A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance Minha orientadora Alexandra Dias Outra etapa importante foi minha banca onde apresentei meu trabalho, explicando como cheguei as conclusões da minha pesquisa. No prédio dos Cursos

Memorial TCC

Meu contato inicial com teatro foi em 1998, no grupo chamado Cacilda Becker da cidade de Rio Grande onde residia. Comecei a frequentar esse grupo por influência de minha irmã. Ela já estava no grupo há algum tempo e me convidou para assistir a um ensaio e vi que pela minha timidez teria um enorme desafio para desenvolver esse tipo de trabalho. Lembro-me do primeiro ensaio que assisti: minha irmã e todos do grupo estavam ensaiando. Fiquei observando e percebi uma concentração de todos no trabalho, uma espécie de concentração total relacionada com o espaço físico (o palco e o corpo). Todos estavam totalmente entregues ao que estavam fazendo, eu, muito tímida, não conseguia ficar à vontade com meu próprio corpo. Entretanto, fiquei encantada. O que era realmente aquele estado? Como eles conseguiam ficar tão entregues? Desse modo, entrei no desafio de fazer teatro. Estavam ensaiando um musical: Feminino ao Plural, as Frenéticas, com a direção de André Loureiro. Tivemos muitas dificulda

Fêmeo - Parte II

Esse trabalho teve como ponto de partida uma das imagens que tive, em uma disciplina de  Vídeodança, a partir deste momento, na féria no Cassino senti vontade de realizar. Esse vídeo foi concebido com algumas vontades de expressar um tipo de feminino, com a inspiração na obra "o grito" de Eduard Munch Direção Coreográfica e Montagem - Tatiana Duarte Direção de Vídeo e Finalização - Thiago Rodeghiero