Pular para o conteúdo principal

Experiencias para um ato performático

Estou pesquisando exercícios que estimulem o ator performático criador para meus alunos no Assis Brasil, onde realizo as aulas de estágio II de teatro ufpel.
Venho me debruçando sobre arte e cena e como a performance vem modificando a cena atual, os conceitos e experiencia no ato pode ser transfonadora e enriquecendo ao meio escolar.

Exercícios para o ato performático não brigar com o cotidiano:

dia 1

1- ocupar o menor e o maior espaço com os objeto que estão ex: mochilas, bolsas e jaquetas para não negar o cotidiano;

2- mexer o rosto e acordar o corpo;desenhando com o ombro e reverberando ao corpo sua iniciais;

3- utilizar a técnica do abraço "Pequenas ações terroristas: O Abraço"


4- trocar objetos com os colegas em silencio;

5- dispor esses abjetos pela sala como em uma galeria de arte; depois os colegas vão observar sua própria instalação seguida de textos sobre o que estão vendo.

Nuvens de possibilidades a partir da presença das pessoas;Limites do corpo;

dia 2

1-Aquecer o corpo, voz e a mente;

2- Dançar mexer o corpo;
3- moldar o corpo do outro através de imagens;

4-Jogar vôlei com outros objetos que os alunos vão escolher;

Tirar fotos dos participantes para fazer um mural de tiro ao
alvo; Com me relaciono com minhas imagens?



Como negociamos a passagem na performance?
Como se da descoberta do corpo através dos objetos?





Frase do Jean Racine " O que é bom em segredo é melhor em Publico"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC sobe o título: A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance

O caminho deste dia especial, as pessoas que passavam por mim na rua estavam diferentes, mas na verdade quem estava diferente era eu. Estava passando por uma etapa tão importante da minha vida, a entrega do meu tcc. Fui atravessada por várias sensações quando estava imprimindo meu trabalho de conclusão de curso, esse dia teve um sabor especial de nervosismo. Entreguei meu TCC no dia 03 de julho e toda uma gama de experiências vivenciadas na faculdade por mim e compartilhada aos meus colegas tanto de aula quanto de projetos passaram pelo meu corpo. Minha pesquisa só foi possível por eu estar com pessoas que me deram força, sem elas eu não teria realizado da mesa forma. Título do trabalho: A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance Minha orientadora Alexandra Dias Outra etapa importante foi minha banca onde apresentei meu trabalho, explicando como cheguei as conclusões da minha pesquisa. No prédio dos Cursos

Memorial TCC

Meu contato inicial com teatro foi em 1998, no grupo chamado Cacilda Becker da cidade de Rio Grande onde residia. Comecei a frequentar esse grupo por influência de minha irmã. Ela já estava no grupo há algum tempo e me convidou para assistir a um ensaio e vi que pela minha timidez teria um enorme desafio para desenvolver esse tipo de trabalho. Lembro-me do primeiro ensaio que assisti: minha irmã e todos do grupo estavam ensaiando. Fiquei observando e percebi uma concentração de todos no trabalho, uma espécie de concentração total relacionada com o espaço físico (o palco e o corpo). Todos estavam totalmente entregues ao que estavam fazendo, eu, muito tímida, não conseguia ficar à vontade com meu próprio corpo. Entretanto, fiquei encantada. O que era realmente aquele estado? Como eles conseguiam ficar tão entregues? Desse modo, entrei no desafio de fazer teatro. Estavam ensaiando um musical: Feminino ao Plural, as Frenéticas, com a direção de André Loureiro. Tivemos muitas dificulda

Fêmeo - Parte II

Esse trabalho teve como ponto de partida uma das imagens que tive, em uma disciplina de  Vídeodança, a partir deste momento, na féria no Cassino senti vontade de realizar. Esse vídeo foi concebido com algumas vontades de expressar um tipo de feminino, com a inspiração na obra "o grito" de Eduard Munch Direção Coreográfica e Montagem - Tatiana Duarte Direção de Vídeo e Finalização - Thiago Rodeghiero