Pular para o conteúdo principal

Experiencias para um ato performático

Estou pesquisando exercícios que estimulem o ator performático criador para meus alunos no Assis Brasil, onde realizo as aulas de estágio II de teatro ufpel.
Venho me debruçando sobre arte e cena e como a performance vem modificando a cena atual, os conceitos e experiencia no ato pode ser transfonadora e enriquecendo ao meio escolar.

Exercícios para o ato performático não brigar com o cotidiano:

dia 1

1- ocupar o menor e o maior espaço com os objeto que estão ex: mochilas, bolsas e jaquetas para não negar o cotidiano;

2- mexer o rosto e acordar o corpo;desenhando com o ombro e reverberando ao corpo sua iniciais;

3- utilizar a técnica do abraço "Pequenas ações terroristas: O Abraço"


4- trocar objetos com os colegas em silencio;

5- dispor esses abjetos pela sala como em uma galeria de arte; depois os colegas vão observar sua própria instalação seguida de textos sobre o que estão vendo.

Nuvens de possibilidades a partir da presença das pessoas;Limites do corpo;

dia 2

1-Aquecer o corpo, voz e a mente;

2- Dançar mexer o corpo;
3- moldar o corpo do outro através de imagens;

4-Jogar vôlei com outros objetos que os alunos vão escolher;

Tirar fotos dos participantes para fazer um mural de tiro ao
alvo; Com me relaciono com minhas imagens?



Como negociamos a passagem na performance?
Como se da descoberta do corpo através dos objetos?





Frase do Jean Racine " O que é bom em segredo é melhor em Publico"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Performances feita de 2017 a 2018

Performance: Escalda Pés - Foto: Daniel Moura Performance: Dança para Kazuo Ohno - Foto: Patrick Tedesco Performance: Voz e Matéria - Foto: Thiago Rodeghiero Vídeoperformance Mandiocal - Foto: Daniel Moura

Novo site: www.tatianaduarte.com

  Esse site migrou para www.tatianaduarte.com

Memorial TCC

Meu contato inicial com teatro foi em 1998, no grupo chamado Cacilda Becker da cidade de Rio Grande onde residia. Comecei a frequentar esse grupo por influência de minha irmã. Ela já estava no grupo há algum tempo e me convidou para assistir a um ensaio e vi que pela minha timidez teria um enorme desafio para desenvolver esse tipo de trabalho. Lembro-me do primeiro ensaio que assisti: minha irmã e todos do grupo estavam ensaiando. Fiquei observando e percebi uma concentração de todos no trabalho, uma espécie de concentração total relacionada com o espaço físico (o palco e o corpo). Todos estavam totalmente entregues ao que estavam fazendo, eu, muito tímida, não conseguia ficar à vontade com meu próprio corpo. Entretanto, fiquei encantada. O que era realmente aquele estado? Como eles conseguiam ficar tão entregues? Desse modo, entrei no desafio de fazer teatro. Estavam ensaiando um musical: Feminino ao Plural, as Frenéticas, com a direção de André Loureiro. Tivemos muitas dificulda...