5 de jul de 2014

TCC sobe o título: A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance

O caminho deste dia especial, as pessoas que passavam por mim na rua estavam diferentes, mas na verdade quem estava diferente era eu. Estava passando por uma etapa tão importante da minha vida, a entrega do meu tcc.
Fui atravessada por várias sensações quando estava imprimindo meu trabalho de conclusão de curso, esse dia teve um sabor especial de nervosismo.
Entreguei meu TCC no dia 03 de julho e toda uma gama de experiências vivenciadas na faculdade por mim e compartilhada aos meus colegas tanto de aula quanto de projetos passaram pelo meu corpo.
Minha pesquisa só foi possível por eu estar com pessoas que me deram força, sem elas eu não teria realizado da mesa forma.

Título do trabalho:

A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance


Minha orientadora Alexandra Dias




Outra etapa importante foi minha banca onde apresentei meu trabalho, explicando como cheguei as conclusões da minha pesquisa. No prédio dos Cursos de Teatro e Dança (Tamandaré, 275) em uma quinta-feira, dia 17 de julho, às 10:30h 2014.


 Banca: Maria Amélia Gimmler Netto, Curso de Teatro UFPEL,  João Carlos Machado, Centro de ArtesUFPEL
 Orientadora: Alexandra Dias Curso de Dança UFPEL



Resumo


DUARTE, Tatiana dos Santos. A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance. 2014. Curso de Teatro – Licenciatura. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.


Este trabalho de conclusão de curso visa a refletir sobre a utilização da reperformance, o ato de reviver a performance de outros artistas, uma forma de metodologia de cênica de criação. A performance de Marina Abramovic “Artista está Presente” reperformada é o processo que desencadeia esta investigação para acessar as potências de presença de cena. O projeto se apresenta como uma investigação de um método de criação, e ainda faço dele um relato de minhas experiências de performance. Serão apresentadas teorias em torno da arte da performance a partir de diferentes autores e artistas que servirão como base para meu discurso e para o desenvolvimento desta pesquisa.

Palavras-chave: Performance, Reperformance, Performatividade, Potências de Presença, Marina Abramovic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário